Muitos falam sobre SEO e sua importância para a otimização dos Websites. Mas afinal o que é o SEO e que implicações este poderá ter nos resultados da nossa empresa?

O Search Engine Otimization, mais conhecido por SEO, é um conjunto de técnicas para a otimização de sites, blogs e páginas na web. Isto quer dizer que são técnicas que cada empresa pode utilizar para aparecer nos primeiros resultados de pesquisa do Google.

A verdade é que todos nós queremos que quando alguém está a pesquisar por um termo relacionado com o nosso negócio, sejamos nós os primeiros a aparecer nessa pesquisa. Pois isso irá provavelmente originar que essa pessoa clique no nosso link, e consequentemente entre no nosso website ou blog. Então a partir das técnicas de SEO podemos ganhar notoriedade de mercado, receber mais visitantes e aumentar a probabilidade de conversões.

É importante que as nossas páginas estejam otimizadas, isto porque os três primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques. Desta forma, cada pesquisa representa uma oportunidade para a sua marca oferecer a melhor resposta para o que os usuários procuram. Assim, terá mais probabilidades de ganhar visibilidade e cliques, receber mais tráfego orgânico e ter mais resultados com a sua presença online. Mas, para isso, é necessário provarmos ao Google, que a nossa página tem a melhor resposta e merece aparecer nas primeiras posições da SERP (Search Engine Results Page). Contudo, isso não significa apenas ter o melhor conteúdo, mas também oferecer uma boa usabilidade, conquistar autoridade no mercado e proporcionar uma boa leitura das páginas ao Google.

Pode começar a criar estratégias de SEO de forma muito simples. Primeiramente, é fulcral que identifique a sua persona, para quem se vai dirigir, representando assim o seu cliente ideal. Depois desta bem definida pode começar a sua estratégia com ferramentas básicas como o Google Analitics ou o Google Search Console que o vai ajudar a analisar os seus resultados e as visitas, começar a acompanhar os impactos de cada ação, bem como, as posições que os seus concorrentes ocupam. Deste modo, irá perceber se o seu conteúdo e o da concorrência está a ser bem fundamentado e interpretado, e assim conseguir melhorá-lo.

Outra estratégia muito importante a ter em conta é a pesquisa de palavras-chaves, pois a partir de uma pesquisa e planeamento vai conseguir identificar oportunidades de otimização e definir prioridades de produção de conteúdo. Para esta estratégia pode utilizar o Keyword Tool, o Ubersuggest, o Google Trends ferramentas gratuitas que lhe permitem uma análise e interpretação completa.

Ao implementar certas estratégias irá perceber que ao longo do tempo vai conseguir obter resultados significativos. Estas estratégias de SEO vão ajudá-lo a responder às questões que os seus visitantes pretendem ver respondidas ou satisfeitas, acabando estes por considerá-lo na melhor opção encontrada e adquirindo o seu produto ou serviço!

Ou seja, é importante não só obter visitas no seu site ou página web, mas mais importante obter conversões por parte dos visitantes.

Bárbara Batista

Marketing e Relações Internacionais