Conseguir tráfego para o nosso website é um processo bastante complexo e por vezes demorado e caro, principalmente quando se tratam de estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e PPC (Pay per Click), respetivamente. Neste sentido, a otimização da taxa de conversão deverá ocupar um lugar de maior relevância na estratégia de Marketing Digital.

Uma forma de pensar esta estratégia, passa por criar uma analogia entre o nosso website e uma loja física, devendo o foco assentar nos pontos que sob o ponto de vista do consumidor acrescentem valor e facilitem o processo de compra.

A realização de testes com utilizadores que visitam o website pela primeira vez, permite também feedbacks de extremo valor, podendo estes sinalizar potenciais atritos encontrados no processo de conversão e tornar este, mais intuitivo, fluido e simples.

É ainda importante compreender que o comportamento do consumidor (customer journey) no website varia de indústria para indústria. Quando olhamos para websites de e-commerce, os pontos de conversão são bastante distintos dos de um website ligado ao ramo automóvel, em que o objetivo principal será a geração de (leads) em fases mais embrionárias do processo de compra.

Contudo, e de uma forma mais genérica, seguem-se algumas estratégias para a otimização da taxa de conversão em websites:

  • 1- Proposta de Valor:

– Definir de forma clara e evidente, como é que o nosso produto/serviço ajuda os nossos potenciais clientes (prospects) a resolver os seus “problemas”.

Unique Selling Points: realçar os pontos que provam que a nossa oferta é única, inovadora e diferenciadora do resto da concorrência. Alguns exemplos: “garantia vitalícia”, “entrega no mesmo dia”, “100% orgânico”, “proveniente de fontes sustentáveis”, entre tantos outros.

 

  • 2 – Experiência de navegação no Website

– Este ponto é de especial importância uma vez que uma má experiência poderá destruir qualquer campanha de marketing, ainda que esta esteja devidamente delineada.

  1. Website speed: dados do Google recomendam que uma página não demore mais de 3 segundos a carregar, uma vez que a bounce rate aumenta significativamente para valores superiores
  2. Website responsive e mobile friendly: com o volume de tráfego a migrar de forma substancial dos computadores para dispositivos móveis, há que garantir que a versão mobile do nosso website proporciona também uma experiência única. Certas empresas chegam a alcançar taxas de visita provenientes de dispositivos móveis superiores a 90%. Nestes casos, é recomendado que a versão mobile seja pensada em primeiro lugar e a versão desktop construída em função desta última, e não o oposto como tradicionalmente acontece.

 

  • 3 – Call to Action relevante: ilustrar de forma clara a ação que se pretende que os utilizadores tomem no website. Recorrer a botões, formulários, blurbs, chat widgets, entre outros.

 

  • 4 – Formulários: devem ser simples e requerer informação estritamente necessária, de rápido preenchimento, apontando para um objetivo claro de contacto

 

  • 5 – Número de telefone visível e clicável: se o nosso objetivo é obter chamadas, disponibilizar o número de telefone de forma visível será o primeiro passo para facilitar este processo. De uma forma geral o número de frequentemente disponibilizado no canto superior direito da página. Tornar este numero clicável facilita ainda a ação os utilizadores principalmente provenientes de dispositivos móveis

 

  • 6 – Chat Widgets: com uma taxa de utilização crescente nos últimos dois anos, estes widgets permitem uma comunicação rápida e personalizada que agrada bastante aos utilizadores. Contudo, em muitas versões móveis, estes widgets constituem um atrito à navegação, ocupando grande parte do visor. Quando utilizados, estes devem permanecer visíveis mas de forma subtil de forma a garantir uma experiencia fluida e de fácil solicitação

 

  • 7 – Criar mensagem consistente em todas as plataformas

– Mediante a campanha de marketing que estamos a criar, é fundamental que a página de destino seja relevante e a mensagem promovida nas diferentes plataformas seja consistente. Quando isto não se verifica e o utilizador não encontra a promoção ou proposta publicitada, este facilmente abandona a página.

– Esta prática é de especial importância quando se trata de campanhas de PPC, em que se procura maximizar o ROI (Return On Investment). Adicionalmente, o Google atribui melhores Quality Scores, que influenciam diretamente o CPC( Custo por clique), a páginas que sejam mais relevantes e que proporcionam uma melhore experiência aos utilizadores.

 

  • 8 – Testar todos elementos e formatos

Títulos, Call-To-Action, formulários, organização dos elementos em diferentes secções da página, botões e até mesmo o esquema de cores.

É fundamental perceber qual o formato que gera melhor taxa de conversão e proporciona uma melhor experiencia aos utilizadores. De realçar que qualquer medição deverá testar apenas um elemento de cada vez.

 

Outras estratégias:

Promoções com tempo limitado – criar urgência na decisão de compra

Testemunhos/reviews: dados do WordStream, revelam que em 2020, 85% dos consumidores leem reviews online antes de efetuarem um compra.

 

Concluindo, é fundamental olhar um website mediante o objetivo da sua existência. As estratégias acima delineadas não constituem um guião mas antes um conjunto de ideias que devem ser adaptadas mediante a empresa e a indústria em que atua.

Filipe Ferrão

Especialista em Marketing Digital