Quando entrei na escola superior de Design, há vários anos atrás, desconhecia a imensidão de áreas
e vertentes que o termo Design poderia englobar e, no meu caso, Design Gráfico era uma delas.
Design Gráfico surgiu como uma ferramenta de apoio a propagandas, rebeliões e publicidade de
marcas em ascensão durante períodos de guerra e de revolução industrial. Contudo, depressa se tornou uma
arma poderosa de comunicação para massas estando presente praticamente em todo o lado que a
vista alcança.
Com a mudança do analógico para o digital, o Design Gráfico, também agora chamado de Design de
Comunicação, tornou-se ainda mais forte com as infinitas possibilidades criativas que um computador
proporcionava.
A revolução industrial agitou os mercados e a produção em massa necessitava de estratégias de
comunicação poderosas para divulgação de produtos. Marketeers e Designers uniram-se criando
campanhas e modelos publicitários que ainda hoje têm sucesso. O Design Gráfico sofreu a transição
do papel para o ecrã e surgiram novas variantes do mesmo como o design digital e o web design, tão
importantes nos dias de hoje.
Atualmente, o Marketing e o Design são ferramentas essências para o funcionamento de uma
empresa, de uma clínica, de um hotel, de um clube, de um governo e tantos outros serviços fulcrais
numa sociedade… Vivemos numa era em que a comunicação é a palavra de ordem e é feita através
dos mais variados canais digitais, de salientar as redes sociais.
A crise de saúde pública que se está a fazer sentir, um pouco por todo mundo, e que nos tem separado,
é um excelente exemplo de como o Design, nas suas mais variadas vertentes, tem produzido efeitos
muito positivos, não só na divulgação de informações e normas de segurança mas também no
desenvolvimento e produção de equipamentos de proteção individual, como é o caso das inúmeras
viseiras que foram desenhadas e produzidas com recurso a impressoras 3D.
Apesar de ser tão utilizada, design tornou-se uma palavra que transmite valor e não banalização. A
sua importância é notória nos mercados, sendo visto como uma ferramenta estratégica aliada ao Marketing e não como algo meramente estético.
Já há algum tempo que a palavra “Design” deixou de ser um termo estrangeiro que apenas alguns
conheciam para tornar-se algo de extrema importância e presente nas mais diversas situações do
nosso dia-a-dia. Apesar de ser tão utilizada, “Design” tornou-se uma palavra que transmite valor e
não uma banalidade. A sua importância é notória e, hoje, é visto como uma poderosa ferramenta
estratégica e não como algo meramente estético.

Eduardo Rosa

Designer, Grupo Multimoto