Desde há alguns meses que o termo “novo normal” se tornou de utilização quase diária, principalmente pelos meios de comunicação social, mas não só. O acontecimento que marcou, e marcará para sempre, este ano de 2020, trouxe consigo a necessidade de uma ainda maior adaptação, em outros casos de um “empurrão” aos resistentes a ela, do seu negócio à vertente digital do Marketing.

O setor automóvel utiliza uma abordagem ao negócio e aos clientes ainda bastante tradicional, mas o investimento em Marketing Digital já era incluído nos planos de Marketing antes da pandemia COVID-19, ainda que numa percentagem muito inferior a outros meios de comunicação. Contudo, tudo mudou, quando os fabricantes de automóveis foram obrigados a encerrar os showrooms e oficinas dos seus concessionários devido às restrições impostas pelos governos e autoridades de saúde pública nacionais.

Essa mudança não se traduziu somente no aumento do investimento imediato em ferramentas online, na atualização e incorporação de novas funcionalidades nos sites que permitissem, tanto às marcas como aos concessionários, continuarem a estar disponíveis e a interagir com clientes e potenciais clientes de uma forma o mais próxima possível da experiência offline, mas também a forma de comunicar com esses se alterou. O que anteriormente era, na sua generalidade, uma comunicação em monólogo passou a ser um diálogo entre as marcas e os seus clientes e potenciais clientes, principalmente nas redes sociais.

Anteriormente, os consumidores eram influenciados pelas campanhas de marketing unidirecionais das marcas e também procuravam ouvir opiniões com autoridade e conhecimento. Porém, estudos recentes demonstram que a maioria dos consumidores crê mais noutras fontes de informação como os amigos, os familiares e os seguidores das marcas nas redes sociais, do que nas comunicações de marketing.

Neste setor, os consumidores já não pretendem apenas serem informados sobre as razões para comprar uma determinada viatura, eles querem ter também uma palavra a dizer à marca sobre a sua experiência pessoal com esse mesmo produto, nas mais diversas plataformas digitais, e receber retorno o mais rapidamente possível.

A interação de contacto mais próximo é a nova diferenciação neste mundo cada vez mais tecnológico, neste setor e em muitos outros. Neste caso concreto, os fabricantes de automóveis e os seus concessionários necessitam quebrar a barreira psicológica que a experiência online ainda provoca na decisão de compra de produtos ou serviços, e isso só é possível através de um contacto que crie um ambiente o mais aproximado possível da experiência offline, ou seja, um ambiente que crie no consumidor a confiança de que está a tomar a decisão certa e que tem sempre o apoio da marca até a tomar e também após a venda.

Os elementos do Marketing offline não irão desaparecer, apesar deste “novo normal”, mas o desafio essencial para este setor, a partir daqui, é integrar elementos online e offline em toda a experiência do consumidor.

 

Josué Oliveira

Gestor de Marketing e CRM, com mais de 10 anos de experiência no ramo automóvel